quarta-feira, 27 de novembro de 2013

As aves de rapina possuem a melhor visão?






O que vocês sabem sobre a visão das aves de rapina? Vamos conhecer um pouco mais!




Figura 1 - Ave de Rapina
Fonte: uniaodanon.blogspot.com



 
Não existe nenhuma pesquisa que mostre que as aves de rapina realmente possuem a melhor visão, no entanto sabe-se que a visão desses animais é muito eficaz e de uma precisão incrível, se comparado com outros animais. A fim de encontrar alimento, as aves de rapina desenvolveram uma visão muito aguçada, seus olhos são incrivelmente melhores que o olho humano.


As aves de rapina, detentoras da visão mais desenvolvida, podem localizar, a 300 m de altitude, um coelho saltando entre arbustos. A Coruja-das-torres, caçadora noturna, possui os olhos colocados, tal como os do Homem, no plano facial, dando-lhes uma visão essencialmente binocular. São tão grandes que ela não pode virá-los nas órbitas e para seguir a trajetória das suas presas, ela roda a cabeça, podendo girá-la toda para ver atrás de si. No entanto, a reduzida visão lateral faz com que seja muito fácil capturar certas corujas pequenas (REIS, 2010).



Figura 2 - Visão das Aves de Rapina
Fonte: www.avesderapinabrasil.com


 O que explica a eficácia da visão dessas aves é a anatomia dos seus olhos, na maioria dos casos, quanto maior são os olhos do animal, mais nítida é a imagem, elas possuem olhos grandes, tão grande, que o encéfalo é deslocado dorso-caudalmente e em muitas espécies o globo ocular encontra-se na linha mediana do crânio, com milhares de células na retina, isso dá a elas uma visão cinco vezes maior que a do homem, e com cristalino mais plano situado longe da retina torna a visão destas aves penetrante como se fosse um telescópio. Assim como em outras aves, elas possuem nos olhos uma membrana fina, chamada de membrana nictitante, cuja finalidade é limpar e proteger os olhos de poeiras e sujeiras. A visão binocular das aves de rapina é resultado de uma adaptação que auxilia na localização de sua presa, dando noção de distância e profundidade. As aves de rapina tem alta acuidade visual devido a distância da lente até a retina aproximadamente igual à largura (POUGH, 1993).


 Referências:

POUGH, F.Harvey. A vida dos vertebrados./F. Harvey Pough, John B. Heiser, William N. McFarland. São Paulo, Ed. Atheneu, 1993.

REIS, Maria Carlos. Os versáteis olhos dos animais. Artigo naturlink.sapo.pt. 2010. Disponível em: < http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/Os-versateis-olhos-dos-animais?bl=1&viewall=true#Go_1 > Acesso em: 27 Nov 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário