segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vespa transforma barata em zumbi

Você já parou para imaginar que uma vespa tem o poder de transformar uma barata em uma espécie de zumbi? Vamos descobrir que mecanismos são necessários para que isso aconteça.

Video 1 - Vespa transforma barata em zumbi

O vídeo acima retrata o processo pelo qual a vespa joia (Ampulex compressa) “transforma” a barata Periplaneta americanae em um “Zumbi”, antes de utilizá-la como alimento para as suas larvas.  Esse processo se dá a partir do momento que  a vespa jóia injeta seu veneno na região torácica da barata  causando uma paralisia temporária nas suas patas dianteiras facilitando a posterior injeção no cérebro precisamente no gânglio subesofágico. O veneno da vespa é rico em dopamina, neuromodulador, capaz de  produzir efeitos mais prolongados sobre a excitabilidade da membrana neuronal, tendo capacidade de modificar a função dos verdadeiros neurotransmissores. Uma vez no espaço sináptico a dopamina difunde-se e é rapidamente captada pelos receptores da membrana pós-sináptica. Dentre os principais, encontram-se as monoaminas ou aminas biogênicas, como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina  (capazes de despolarizar e repolarizar a membrana pós-sináptica) dessa forma o veneno bloqueia a octopamina nas baratas  que é um neurotransmissor excitatório presente no sistema nervoso central e periférico responsável pelo controle dos movimentos e sensações. 

Ao bloquear a octopamina o veneno da vespa joia, impede que a sinapse química ocorra ao impossibilitar que os impulsos nervosos passem de um neurônio pré-sinático para o neurônio pós-sinático na fenda sináptica por meio do neurotransmissor químico. Os componentes do veneno afetam diretamente os neurônios no cérebro que modulam as sinapses no tórax o que faz com que a barata primeiramente apresente um comportamento de limpeza, e em seguida entre em um estado que é caracterizado por pouca, ou nenhuma, atividade locomotora espontânea o que torna o metabolismo lento e insensível a diversos estímulos.

A precisão da vespa na injeção do veneno no sistema nervoso central da barata, é a garantia de que ela se mantenha paralisada e viva durante um longo período até a eclosão do ovo e de que outras funções do metabolismo da barata não sejam afetadas. Então, o veneno vai bloquear a octopamina que é a responsável pelo movimento da barata, e dessa forma, vai impedir que a sinapse ocorra entre os neurônios que iriam transmitir impulsos nervosos para a locomoção.   

REFERÊNCIA
HASPEL, G., ROSENBERG,L., A. LIBERSAT, F. Direct Injection of Venom by a Predatory Wasp into Cockroach Brain. Zlotowski Center for Neuroscience and Department of Life Sciences, Ben-Gurion University,Beer-Sheva, Israel Received 27 November 2002; accepted 21 February 2003.



Nenhum comentário:

Postar um comentário