sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bioluminescência


Você já ouviu falar no fenômeno da bioluminescência? Vamos descobrir como ocorre esse fenômeno e de que forma ele acontece em alguns animais. 

A bioluminescência nada mais é do que o fenômeno de emissão de luz por organismos vivos que ocorre quando alguma parte da energia química de reações bioquímicas é liberada na forma de fótons de luz. Esta conversão de energia química para luz é devida principalmente a proteínas chamadas de luciferinas. A luz é emitida quando esta molécula passa deste estado de alta excitação para um estágio menos excitado. Diferentes organismos bioluminescentes como vagalumes, possuem diferentes tipos de luciferinas que usam em diferentes vias metabólicas para liberar luz. A enzima que cataliza essa reação é chamada de Luciferase. Ambas, luciferina e luciferase variam bastante de configuração nos diversos animais, mas uma característica que é comum às diversas vias de bioluminescência é o fato de que em todas ocorre uma reação de oxidação da luciferina. A bioluminescência obedece a várias funções biológicas como: comunicação, proteção do ataque, atração de presas entre outras (VIVIANE, 2009, apud, HERRING, 1987).


                                                                                     Figura 1- Vagalume emitindo luz
                                                               Fonte: www.infoescola.com


Os vagalumes é um dos animais que realizam a bioluminescência. É sabido que nesses animais a emissão luminosa é controlada neurologicamente: os fotóforos, com fotócitos ricos em mitocôndrias (fonte ATP), possuem muitos terminais nervosos e traqueolas, que controlam a entrada de oxigênio. Esse fenômeno lhes permite emitir luz. Esta luminosidade ocorre pelo fato de existir uma reação química entre uma substância chamada luciferina, presente neste inseto, que, ao ser lançada no ar  é oxidada pelo oxigênio molecular. Dessa forma, a luciferina  perde sua energia que é visível na forma de luz.

A bioluminescência em vagalumes é utilizada para alertar seus predadores de que ele não é uma boa presa. Outro papel muito importante é no acasalamento, basicamente a sequencia de luz emitida por esses animais é uma suposta forma de comunicação entre eles.

No vídeo abaixo será possível conhecer um pouco mais sobre esses incríveis animais “os vagalumes”:

                                                  Video 1 - bioluminescência Vagalumes.

Outros animais também realizam a bioluminescência. A maioria dos animais dos oceanos produz luz, entre eles podemos mencionar as algas unicelulares, lulas, estrelas do mar, camarões, alguns peixes e muitos outros animais.

                                                    Figura 2- Diferentes animais que realizam a bioluminescência 
                                                                             Fonte: cienciahoje.uol.com.br


 Um fato interessante é que a maioria desses animais produz luz para se defender de seus predadores. Esse incrível fenômeno deve ter evoluído em diferentes linhagens de diferentes formas, seja para reprodução, defesa ou comunicação entre os animais. No vídeo abaixo vocês poderão conhecer um poucos mais sobre a manifestação desse fenômeno em diferentes espécies.


                                       Video 2 - bioluminescência em diferentes animais.
                                            

Referência

VIVIANI, V.R. Luciferases em vagalumes: Estrutura, função e aplicação em bioanálise e biomageamento Laboratório de Bioluminescência e Biotecnologia-UNISO Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba, SP, Brasil 2009.

ACORINTHE, J. P. O. Bioluminescência: a luz da vida. Mostra Acadêmica – Unimep. 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário